Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 19 DE AGOSTO DE 2018

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  19/08/2018   Internet das Coisas para Logística em debate - A Noruega cada vez mais investe no Brasil e a Tecnologia é uma das áreas de interesse. Há ...     19/08/2018   Parte I - Ruínas do Valongo - A missão - Lá se vão mais de 125 anos desde que o primeiros metros de cais do Porto Organizado de Santos re...     19/08/2018   A Arca de Noé do século XXI - A falsa polêmica sobre existir ou não mudança do clima no planeta é assunto que já aborrece os especialista...     19/08/2018   Conexão Caxias – século XXI - Mobilidade e conectividade são critérios essenciais para avaliar a qualidade de vida que uma cidade proporc...     19/08/2018   Greve dos caminhoneiros deixou bomba-relógio. Qual presidenciável vai desarmá-la? - Paralisação de maio escancarou a dependência do Brasi...     19/08/2018   A imprensa precisa fomentar discussões de políticas públicas de transporte com nossos candidatos - Vejo todos os dias notícias sobre tran...     19/08/2018   Trem do serviço turístico Rio-Minas chega a Três Rios - Nesta quarta-feira, 15 de agosto, chegou a cidade de Três Rios o Trem Turístico R...     19/08/2018   Workshop “Redução de custos na logística – Transporte marítimo e portos” - O Portogente realiza em São Paulo, no próximo dia 5 de setembr...     19/08/2018   China vai investir mais US$ 10 bi em ferrovias para estimular economia - PEQUIM – Pequim planeja aumentar os gastos com a construção de f...     19/08/2018   MRS Logística lança cartilha de prevenção de acidentes ferroviários - A empresa MRS Logística S.A está distribuindo cartilhas aos pedestr...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

09/08/2018

Ruidosa renovação ferroviária

Destaques

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

Redação Portogente

Difícil imaginar que a mineradora Vale (ex-do Rio Doce) tivesse justificado a sua ausência na audiência pública, nesta terça-feira (7/08), sobre a ruidosa renovação antecipada (em dez anos) de uma outorga de concessão para explorar a Ferrovia de Carajás no Pará que lhe diz respeito, com uma desculpa esfarrapada como “compromissos anteriores assumidos”. Talvez o contraponto adequado a esse acinte fosse ”quem não deve não teme”.

Ferrovia paraense

Note-se que o objeto da audiência pública é mais amplo do que os interesses particulares de uma das maiores empresas de mineração do mundo. É preciso também debater uma decisão sem embasamento suficiente, de um governo sem credibilidade, em fim de mandato e cujo presidente é alvo de investigação na Justiça. O rol de absurdos constatados são bem expressados nas palavras do governador do Pará, Simão Robison Oliveira Jatene, sobre a alegação do Governo Federal de que “trata-se de um projeto de R$ 4 bilhões. Mas, que os estudos não estão concluidos“. E isso, convém frisar, afeta os interesses do Brasil.

Seria incoerente acreditar que o País está mudando e, ao mesmo tempo, admitir que essa esdrúxula renovação antecipada de outorga, nos últimos cinco meses de governo, prospere no toque de caixa que se pretende. Isso, é óbvio, não é a forma de tratar questões de interesse nacional. Antes, é preciso prestar os devidos esclarecimentos à sociedade. A começar pela avaliação do que foi feito até agora e se há interesse social desse contrato ser renovado.

Leia também
* Ferrovia Paraense pede passagem

Por seu importante papel como instrumento de efetivação dos direitos afetados, e do jeito açodado que se pretende realizar essa renovação antecipada, a audiência pública destacou questões fundamentais sobre a legalidade formal dessa pretensão da Vale. Assim, e considerando que o Senado que a acolheu tem o papel constitucional fiscalizador dos atos do Poder Executivo, tudo indica que doravante o que se ambiciona deverá ser tratado mais às claras.

Indubitavelmente os estados do Espírito Santo e do Pará devem ter seus interesses considerados nessa negociação conduzida pelo governo Temer. Os impactos socioambientais das atividades da Vale incidem diretamente sobre eles. Portanto, objetivos políticos menores não podem se sobrepor à relevância federativa. No caso da Ferrovia Paraense, será uma oportunidade fomentar o desenvolvimento socioeconômico regional e promover maior participação do Brasil no comércio global.

 

Por Porto Gente

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

Greve dos caminhoneiros deixou bomba-relógio. Qual presidenciável vai desarmá-la?

Como será o mercado de trabalho da próxima década

Indústria 4.0 e fábrica inteligente

Em clima de desânimo, setor da infraestrutura discute agenda para 2019

Governo pode antecipar fim de concessões de rodovias

Internet das Coisas para Logística em debate

Parte I - Ruínas do Valongo - A missão

A Arca de Noé do século XXI

Conexão Caxias – século XXI

A imprensa precisa fomentar discussões de políticas públicas de transporte com nossos candidatos

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística