Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 14 DE DEZEMBRO DE 2017

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  13/12/2017   Infraestrutura preocupa empresários - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) lançou ontem a Agenda Estratégica da Indústria...     13/12/2017   Santos Brasil lança app para funcionários - Além de aumentar alcance e agilidade da comunicação interna, ferramenta estimula a disseminaç...     13/12/2017   Daer mobiliza frentes de serviço para melhorias da ERS-122 na Serra - Trecho entre Caxias do Sul e Farroupilha terá reparos na drenagem e...     13/12/2017   Porto do Rio Grande: até novembro crescimento de 5% - Até o mês de novembro, o complexo portuário registra aumento de 5% quando comparado...     13/12/2017   Daer monitora animais silvestres que cruzam a Rota do Sol - A iniciativa foi dada devido aos animais que acabam cruzando a pista e sofren...     13/12/2017   Acesso municipal a Carlos Gomes já tem trecho pavimentado - Ligação asfáltica de 14,78 quilômetros deve ser concluída no primeiro semestr...     13/12/2017   Rio Grande do Sul pode ter voos entre Porto Alegre e Bagé a partir de 2018 - Encontro para apresentar o projeto foi realizado no Palácio ...     13/12/2017   Boeing 747-8 com a pintura “5 Starhansa” pousa em Guarulhos - Aeronave chegou a São Paulo no último sábado (09.12) e decolou de volta par...     13/12/2017   Empresas de ground handling vão trabalhar com um efetivo 7% maior durante o período de fim de ano e férias - Aumento no número de colabor...     13/12/2017   Porto de Paranaguá atinge a marca de 50 milhões de toneladas - O Porto de Paranaguá atingiu nesta semana a maior marca de movimentação de...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

04/12/2017

Queda de confiança na gestão da economia afeta expectativas para 2018

Destaques

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

Sondagem mostra que o desempenho da economia em 2017 ficou abaixo do esperado; com otimismo cauteloso, transportadores acreditam em PIB maior ano que vem.

A Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador 2017, divulgada nesta segunda-feira (4) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), mostra que as empresas de transporte começaram a se recuperar da recessão econômica que afetou o país nos últimos quatro anos. No entanto, com  a retomada da economia em ritmo mais lento do que o esperado, os transportadores brasileiros demonstram baixa confiança na gestão econômica do país e um otimismo cauteloso em relação a 2018.

A maioria dos representantes das empresas (54,8%) espera aumento do PIB (Produto Interno Bruto), no ano que vem, em relação a 2017. Mas 38,9% acreditam que a retomada do crescimento econômico só deverá ser percebida em 2019.

A Sondagem ouviu representantes de 823 empresas de transporte rodoviário de cargas e passageiros, ferroviário de cargas, aquaviário (navegação marítima e interior), aéreo de passageiros e serviços de transporte urbano de passageiros por ônibus e metroferroviário, entre os dias 16 de outubro e 10 de novembro, em todo o país. 
Em 2017, os modais aquaviário e aeroviário apresentaram crescimento significativo. Mesmo assim, o setor ainda sente os reflexos da crise que afetou mais duramente o transporte rodoviário, responsável pela maior parte do movimento de cargas e de passageiros em nosso país.

A maioria (76,3%) das empresas transportadoras informou aumento no custo operacional, 32,8% revelaram ter registrado queda de receita,  e 42,3% disseram que a produtividade se manteve estável em 2017.

Para 2018, a maior parte das empresas (54,8%) informou que pretende apenas manter o tamanho de sua frota, enquanto 32,1% delas planejam aumentar a contratação formal de empregos.

Baixa confiança


A maioria (59,8%) dos entrevistados na Sondagem demonstrou baixo grau de confiança na gestão econômica do governo federal. Para 47,3%, a confiança diminuiu em 2017. A maioria  (86,9%) considera que a crise política pela qual passa o país afetou negativamente o desempenho do setor transportador.

A maioria dos entrevistados (85,4%) não acredita que as ações adotadas pelo governo sejam suficientes para recuperar e adequar a infraestrutura brasileira de transporte. Os motivos mais citados para o atraso das obras de infraestrutura de transporte foram interferência política nas agências do governo (65,2%), excesso de burocracia para começar obras (54,8%) e dificuldade em obter licenças ambientais (31,3%).

As preocupações das empresas transportadoras expressam a necessidade de fortalecimento das políticas públicas de incentivo ao investimento em infraestrutura. A Reforma Trabalhista foi bem recebida por 66,1% dos entrevistados, e  a Reforma Tributária foi apontada como outro passo importante da modernização do Estado brasileiro. Entre os participantes da Sondagem, 46,5% disseram que é preciso reduzir a carga tributária,  e 20,5% defenderam a simplificação do sistema de cobrança de tributos. 

“Os resultados ainda são frágeis, mas os indicadores econômicos asseguram que o Brasil superou a pior recessão econômica de sua história recente. No entanto, para que a retomada do crescimento seja consolidada, em 2018,  o governo federal precisa realizar fortes investimentos em infraestrutura de transporte”, alertou o presidente da CNT, Clésio Andrade. Segundo ele, uma infraestrutura adequada às demandas do país é fundamental para que o Brasil volte à rota do desenvolvimento sustentável, com aumento da produtividade e da competitividade para gerar cada vez mais empregos e renda para a população.

Clique aqui para fazer download da íntegra da Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador.

Clique aqui para fazer download dos principais dados da Sondagem por modal.







Agência CNT de Notícias

 

Por Agência CNT de Notícias

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

Acesso à água deve se tornar direito humano fundamental, defende Dodge

Investimentos privados são decisivos para mobilidade urbana

Como o investimento em trilhos pode transformar o Brasil

Agronegócio depende da integração multimodal para disputar mais espaço no mercado internacional

Investimento privado na área de transportes compensa déficit público

Infraestrutura preocupa empresários

Santos Brasil lança app para funcionários

Daer mobiliza frentes de serviço para melhorias da ERS-122 na Serra

Porto do Rio Grande: até novembro crescimento de 5%

Daer monitora animais silvestres que cruzam a Rota do Sol

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística