Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 28 DE MAIO DE 2018

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  28/05/2018   Muito caminhão para pouca carga, a origem da crise - Recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra ...     27/05/2018   Conta de luz terá bandeira vermelha 2 em junho, nível mais caro, diz Aneel - As contas de luz dos brasileiros vão ficar mais caras em jun...     27/05/2018   Desabastecimento causado pelo bloqueio de rodovias: a solução é investir em diversidades modais - Hoje (24), completa quatro dias da para...     27/05/2018   O público não cabe mais no privado - Em carta a sócios, a Sociedade Rural Brasileira (SRB) avalia como justa a mobilização dos caminhonei...     27/05/2018   Airbus obedece decisão da OMC sobre subsídio, mas espera que Boeing também sofra revés - A Airbus informou nesta terça-feira que tomou me...     27/05/2018   China reduz tarifas de importação de automóveis, impulsionando BMW e Tesla - China reduzirá drasticamente as tarifas de importação de aut...     27/05/2018   Greve dos caminhoneiros atinge setor supermercadista, diz Abras - O setor supermercadista já começa a sentir em alguns Estados os efeitos...     27/05/2018   Porto de Paranaguá é o mais atingido pela paralisação de caminhoneiros - Segundo noticiado pelo O Estado de S.Paulo, os principais portos...     27/05/2018   Obras na BR-459 em São Paulo serão retomadas - Na última terça-feira (22/05) foi suspensa a liminar concedida pela 24ª Vara Cível de Guar...     27/05/2018   ANTAQ participará da 1ª Rodada de Debates sobre o Setor Portuário e Marítimo promovido pela OAB/DF - A Comissão de Direito Portuário e Ma...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

16/05/2018

Para diretor-geral da ANP, mudanças regulatórias destravam investimentos

Política

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

O diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Décio Oddone, acredita que as mudanças regulatórias realizadas nos últimos dois anos no setor de petróleo e gás natural já mostram resultados e têm potencial de gerar investimentos de R$ 845 bilhões até 2027, considerando os projetos em desenvolvimento. A produção de petróleo no Brasil pode subir para aproximadamente 5,5 bilhões de barris diariamente, contra cerca de 2,8 bilhões por dia atualmente, no período.

A avaliação foi feita em reunião do Comitê de Petróleo e Gás Natural, na Abdib, dia 24 de abril, cujo objetivo foi discutir os avanços regulatórios e as perspectivas econômicas derivadas dos leilões de blocos exploratórios de petróleo e gás natural.

Para Oddone, as empresas fornecedoras de bens e serviços serão beneficiadas com a mudança regulatória, incluindo a redução de índices de conteúdo local, e com a tendência de crescimento na atividade petrolífera.

Ele lembrou que toda a discussão e tomada de decisão foi conduzida no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), mas que acredita que é muito melhor contar com obrigações percentualmente menores de conteúdo local em um cenário de enormes volumes de contratações e investimentos do que o inverso, com índices mais elevados e base de negócios menor. Ele disse que há momentos em que é necessário “passar a régua” e “olhar para frente” aproveitando as oportunidades.

Regulamentação do ‘waiver’ – Outro assunto abordado pelo diretor-geral da ANP no encontro com empresários da Abdib foi a regulamentação do “waiver”, perdão para compromissos de conteúdo local não cumpridos pelos operadores nos contratos de concessão.

Oddone disse que ANP tinha de regulamentar o mecanismo, mediante exigência do TCU e com o limite de diretrizes postas pelo governo federal, de estabelecer regras tanto para o passivo existente quanto para os contratos futuros. Ele argumentou que, apesar das reclamações de todos os lados, houve ampla consulta aos agentes setoriais e que a nova regulação é preferível à judicialização da questão, o que interromperia investimentos e contratações de bens e serviços.

Oportunidades desperdiçadas – O diretor-geral da ANP disse ainda que há jogadores diferentes para cada tipo de exploração – campos no pré-sal, marítimos convencionais e terrestres – e que cabe às autoridades construir o ambiente regulatório e os incentivos eficientes para aproveitar as oportunidades e permitir o surgimento de mais operadores e indústrias no Brasil. Lembrou que há potencial de encomendas para fornecedores locais de bens e serviços para campos maduros e que a agência reguladora trabalha para que este potencial seja aproveitado.

Décio Oddone lamentou a interrupção em 2007 de rodadas anuais de concessão de blocos exploratórios. O período sem leilões regulares (2008 – 2012) proporcionou redução da atividade de exploração e produção de óleo e gás no Brasil. Análise econômica da ANP apontou que a exclusão de 41 áreas exploratórias da 9ª rodada em 2007 provocou a postergação ou perda de R$ 1 trilhão em investimentos, participações governamentais e arrecadação tributária – “a maior oportunidade perdida em uma geração”.

 

Por www.abdib.org.br

 

Link(s) Relacionado(s): www.abdib.org.br 

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

ANTAQ participará da 1ª Rodada de Debates sobre o Setor Portuário e Marítimo promovido pela OAB/DF

Audiência Pública para obras de restauração e conservação no Acre acontece em junho

ANTAQ realiza audiência pública sobre minutas jurídicas e técnicas da licitação de três terminais no Porto de Cabedelo

Cade pede investigação sobre atuação da Petrobras no setor de gás natural

Reforma do setor elétrico pode ser votada na Câmara em agosto, prevê deputado

Muito caminhão para pouca carga, a origem da crise

Conta de luz terá bandeira vermelha 2 em junho, nível mais caro, diz Aneel

Desabastecimento causado pelo bloqueio de rodovias: a solução é investir em diversidades modais

O público não cabe mais no privado

Airbus obedece decisão da OMC sobre subsídio, mas espera que Boeing também sofra revés

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística